CARAVELA

Desenvolvimento e Demonstração de building blocks para microlançadores

CARAVELA

OVERVIEW

No seguimento da oportunidade de um novo paradigma para lançamento de pequenos satélites, em 2019 foi aprovado e iniciado o projeto CARAVELA [Desenvolvimento e Demonstração de buliding blocks para micro lançadores], um projeto liderado pela Tekever Space em parceria com o CEiiA, a OMNIDEA, o Aeroclube de Torres Vedras, a USIMECA, a FHP, a UNL, a UP e o IST, reunindo assim entidades portuguesas de referência no setor espacial.

O projeto CARAVELA irá desenvolver e demonstrar tecnologia para os principais elementos constituintes [building blocks] que formam os microlançadores, pequenos lançadores dedicados a pequenos satélites.

A oportunidade para o CARAVELA emerge de um novo paradigma para lançamento de pequenos satélites, alternativo ao atual, designado por «piggyback», em que os pequenos satélites são acoplados ao lançamento de um satélite maior como carga secundária e colocados em órbitas idênticas ou próximas das dos satélites principais. Assim, os satélites «piggyback» ficam limitados pelo satélite principal não só na escolha de órbita (que terá de ser próxima) mas também de data de lançamento (que terá de ser coincidente).

O aumento previsto de pequenos satélites e de serviços comerciais baseados nestas plataformas – no contexto da lógica comummente designada por New Space – e a imposição que estes sejam lançados numa data exata ou para uma órbita específica e adequada ao respetivo modelo de operação, cria então a necessidade de pequenos lançadores dedicados.

Deste contexto surgem novas oportunidades para novos atores no mercado dos micro- lançadores e sistemas associados, que podem ser aproveitadas com base no espetro de competências e experiência no sector que o consórcio do CARAVELA já tem vindo a demonstrar em projetos.

PARTNERS

TEKEVER SPACE  - Sistemas espaciais, Lda

CEiiA - Centro de Engenharia de Desenvolvimento (Associação)

OMNIDEA, Lda

AEROCLUBE DE TORRES VEDRAS

UNL – Universidade Nova de Lisboa

UP – Universidade do Porto

ISQ - Instituto de Soldadura e Qualidade

IST – Instituto Superior Técnico

USIMECA – Metalomecânica, Lda.

FHP – Frezite High Perfomance, Lda.

PERIOD

03.09.2019 - 30.06.2023

CUSTO TOTAL ELEGÍVEL 

3.984.960,92 €

APOIO FINANCEIRO DA UNIÃO EUROPEIA 

FEDER: 2.687.072,65 €

compete_portugal2020_ue.png