


Projeto N.º │ POCI-01-0247-FEDER-045911
Designação do Projeto │AEROS
Apoio no âmbito do Sistema de Incentivos
Objetivo Principal │Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação
Região de Intervenção │ Portugal
Entidades Beneficiárias
│EDISOFT - Empresa de Serviços e desenvolvimento de Software SA
│CEiiA - Centro de Engenharia de Desenvolvimento (Associação)
│DSTELECOM – Dstelecom, S.A
│UMinho - Universidade do Minho
│SPINWORKS – Spin.Works, S.A
│FCUP – Faculdade de Ciências da Universidade do Porto
│UAlgarve - Universidade do Algarve
│ IST - Instituto Superior Técnico
│+ ATLANTICO – Associação para um laboratório colaborativo do Atlântico
Data de Aprovação │30-06-2020
Data de Início │30-06-2020
Data de Conclusão │30-06-2023
Custo Total Elegível │2.786.748,78 €
Apoio Financeiro da União Europeia │FEDER: 1.884.426,49 €
AEROS – DEVELOPMENT OF A NANOSATELLITE PLATFORM AS A PRECURSOR OF A FUTURE CONSTELLATION TO LEVERAGE THE SPACE AND OCEAN SCIENTIFIC AND ECONOMIC SYNERGIES
O AEROS é um projeto aprovado e iniciado em 2020, liderado pela empresa Edisoft e composto por um consórcio de 9 entidades, entre os quais o CEiiA destaca-se pela sua contribuição para o projeto, contando ainda com a participação de 3 parceiros, das quais podemos destacar a presença internacional do MIT.
Sendo gerido a partir de Portugal, o objetivo do AEROS é desenvolver tecnologias e competências portuguesas para monitorizar e valorizar o oceano, combinando know how nacional e internacional para construir uma constelação de nano satélites. Neste sentido, será desenvolvida uma plataforma de CubeSat, equipada com um conjunto de COTS standard, e que transportará um sensor hiperespectral, um rádio definido por software e um sistema de reflectometria de GNSS. O projeto AEROS pretende, também, desenvolver um Data Analysis Centre para recolha, processamento, análise e armazenamento de dados, utilizando a combinação das diferentes funcionalidades dos diversos payloads.
As atividades sob liderança do CEiiA incluem a definição de requisitos técnicos que guiam os desenvolvimentos dos diferentes subsistemas, o desenvolvimento da estrutura do CubeSat, a aquisição dos COTS necessários para operação do satélite e, por último, integração e lançamento do satélite AEROS. A definição da arquitetura, desenvolvimento e teste do Data Analysis Centre também faz parte das responsabilidades do CEiiA no âmbito do projeto.

