top of page

CEiiA SUPORTA REDE DE SCOOTERS PARTILHADAS EM SÃO PAULO

O CEiiA é o parceiro tecnológico da Riba Share, novo operador de scooter sharing a operar em São Paulo, Brasil, que conta, até ao final do ano, colocar 1000 veículos nas ruas paulistas e assim contribuir para melhorar mobilidade desta grande metrópole brasileira.

“A tecnologia do CEiiA inclui o modelo de conectividade e controlo colocado na scooter, que está ligada à plataforma mobi.me, e através do qual é transmitida informação variada em tempo real como a carga das baterias, a geolocalização, informação sobre se o capacete está ou não dentro da mala, etc.”, explica Carlos Almeida, diretor de estratégia do CEiiA. O CEiiA desenvolveu também a aplicação para telemóvel (disponível para iOS e Android) que faz de interface com o utilizador final, e que permite realizar operações como a reserva, a utilização e pagamento do serviço.

“Tendo acumulado experiência a trabalhar com grandes operadores mundiais, com a UBER e a eCooltra, a tecnologia do CEiiA foi desenvolvida pensando na segurança e conetividade”, acrescenta o responsável. “Com um mês de operação, já temos mais de cinco mil utilizadores registados, um número acima das nossas expetativas se tivermos em conta que, no Brasil, é necessário tirar carta de mota para conduzir uma scooter”, conclui.

Este projeto vai ao encontro da estratégia de mobilidade sustentável do CEiiA e da sua aposta na internacionalização. A plataforma de mobilidade mobi.me foi desenvolvida para responder ao desafio da integração dos vários serviços de mobilidade de uma cidade, com o objetivo de reduzir tempos, custos e melhorar a sustentabilidade da forma como nos movemos em contexto urbano. Neste âmbito destaca-se o projeto MobiCascais, onde o mobi.me integra todos os serviços de mobilidade da cidade de Cascais, dando a possibilidade aos utilizadores de aceder a todos os serviços em tempo real através de uma única aplicação.

Outro exemplo é o Living Lab Carbono Zero de Matosinhos, o qual foi distinguido internacionalmente no final do ano passado com o Prémio Europeu de Promoção Empresarial, que visa a criação de um bairro de carbono no qual o conceito mais inovador em desenvolvimento é o Ayr Credits – uma carteira virtual de créditos de carbono sobre emissões CO2 poupadas na mobilidade que possam ser trocadas por bens e serviços no dia-a-dia, como por exemplo um café.

bottom of page