top of page
CEiiA_White.png
SLI 2024 - BANNER LANDING PAGE.jpg

O que é o SLI?

O Sustainable Living Innovators é um programa para desenvolvimento de futuros líderes tecnológicos, promovido pelo CEiiA e orientado para a valorização do conhecimento e da inovação para a sustentabilidade do Planeta.

Durante 2 semanas (para jovens do secundário) e 1 mês (para jovens universitários), em Matosinhos, os participantes percorrem todo o processo de desenvolvimento de um conceito de produto/serviço, desde a fase de ideação até à prototipagem.

A partir de uma abordagem holística, desenhamos uma experiência que trabalha várias dimensões estruturantes para a capacitação de jovens líderes.

 

No SLI, adquire-se conhecimento sobre o contexto atual, desenvolvem-se competências técnicas e comportamentais relevantes e promove-se o networking com profissionais de forma a reflectir, desenhar, construir e experimentar em conjunto. Esta é uma experiência desenhada para ser transformacional!

SLI 2024 - BARRA DE CANDIDATURA.png

 O desafio da 5ª edição:

Como é que as tecnologias do Espaço podem ajudar a resolver os problemas da Terra?

Candidaturas Abertas

Até dia 30 de Abril

Etapas do processo:

 
SLI2023-icon-selecao-candidaturas.png

Fevereiro a Abril

SLI2023-icon-selecao-avaliacao.png

Maio

SLI2023-icon-selecao-editors.png

High School

15 Julho a 26 Julho

Graduate

15 Julho a 9 Agosto

Critérios de seleção:

Serão selecionados 25 jovens, 10 estudantes de escolas secundárias (High School Edition) e 15 universitários (Graduate Edition), de diferentes áreas do conhecimento e de diversas geografias, procurando criar um grupo diversificado em know-how e background. 

No processo de seleção temos em conta três grandes componentes:

CANDIDATURAS
ICONES 3.png
ICONES 1.png

O TEU PERCURSO / PERFIL (40 pontos)

Vamos ter em conta a tua participação em atividades extracurriculares, a tua área de formação e desempenho escolar, o domínio do inglês, bem como outras competências relevantes que possas ter adquirido.

ICONES 3.png
ICONES 2.png

MOTIVAÇÃO

(20 pontos)

Vamos avaliar quais as razões que te levam a participar neste programa e o que pretendes fazer com o conhecimento que vais adquirir, bem como de que forma consideras que podes contribuir e acrescentar valor nesta edição (resposta a uma questão do formulário).

ICONES 3.png
ICONES 3.png

DESAFIO

(40 pontos)

Vamos analisar a forma como respondes ao desafio: "Como é que, usando as tecnologias do espaço, podemos promover a sustentabiliade do planeta e a qualidade de vida das pessoas?".

 

A tua ideia pode ser apresentada da forma que considerares mais eficaz: word (máximo 1 página), ou apresentação powerpoint (máximo 3 slides), ou filme (máximo 2 minutos). Opta por um formato e faz upload do respectivo ficheiro.

  • Que conteúdos vao ser abordados no programa?
    Os módulos do programa SLI serão organizados em 4 grandes eixos: 1) New Space: desafios e oportunidades. 2) Metodologias e ferramentas de desenvolvimento de trabalho em equipa. 3) Engenharia e desenvolvimento de produto (noções teóricas e práticas sobre áreas científicas e tecnológicas envolvidas no desenvolvimento de produto para o Espaço). 4) Aplicação da tecnologia espacial (exploração das possíveis aplicações da tecnologia espacial e dos seu negócio). Para além destas sessões conduzidas por profissionais conceituados com elevada experiência nas várias matérias, está prevista a realização de diversas experiências como dinâmicas de equipa e visitas a entidades e projectos relevantes.
  • Em que idioma é conduzido o programa?
    Tirando alguns momentos excepcionais, o programa é conduzido em português. Por essa razão, nesta edição, os participantes devem compreender e ser capazes de se expressar neste idioma.
  • Que horário está previsto?
    Tirando alguns dias excepcionais, o horário decorrerá entre as 9:30 e as 17:30 na nossa sede em Matosinhos.
  • Que investimento financeiro implica?
    A participação no SLI não implica qualquer custo por parte dos Participantes. O CEiiA assegura todas as refeições (almoço e coffe-breaks de manhã e de tarde), transporte para experiências externas ao CEiiA, bem como todo o material e equipamento necessários para a realização das atividades. Não estão incluídas despesas com alojamento e transportes (para quem vive fora da região), com o compromisso de procurarmos oferecer condições especiais em situações extraordinárias, a analisar.
  • A edição para alunos do secundário é diferente para alunos da universidade?
    A única diferença é a duração. Nos primeiros 15 dias os 25 Participantes (10 High School e 15 Graduate) interagem e vivenciam juntos o mesmo programa. No final da 1ª quinzena os High School terminam a sua participação e os Graduate continuam até ao final do programa.
  • O que é suposto desenvolvermos durante o programa?
    É esperado que nos primeiros 15 dias, os Participantes desenvolvam um conceito de produto ou serviço que recorra a tecnologias do espaço que tenham impacto positivo na sustentabilidade do planeta e/ou na qualidade de vida das pessoas. No final do mês, é esperado que os Participantes Graduate consigam apresentar um protótipo demonstrador. Durante este processo terão oportunidade de assistir a sessões com profissionais especialistas de várias áreas e serão devidamente acompanhados no desenvolvimento dos trabalhos.
  • Os Innovators de outras edições podem candidatar-se nesta edição?
    Sim, podem, com duas excepções: Innovators da edição de 2023 (uma vez que a temática é a mesma) e Innovators que já não estejam a estudar numa licenciatura ou mestrado e tenham integrado o mercado de trabalho.
SLI2023-Footer.jpg
Ficaste com alguma questão?
Entra em contacto connosco através do email: sli.geral@ceiia.com
bottom of page