top of page

CEIIA IMPULSIONA AGENDA DO NOVO ESPAÇO

Portugal e China vão criar o STARLab, um laboratório conjunto de investigação e desenvolvimento tecnológico para o Espaço e para os Oceanos, e o CEiiA é uma das entidades envolvidas do lado nacional, anuncia hoje o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, no Web Summit a decorrer em Lisboa. "Tiago Rebelo, diretor para o Espaço e Engenharia Oceânica do CEiiA, afirma ao Expresso que o envolvimento deste centro no STARLab "vai catapultar-nos para um enorme mercado que é a China, país que tem um a grande experiência nesta área, com dezenas de microssatélites no Espaço e robôs de recolha de dados nos oceanos". Por outro lado, o novo projeto "irá reforçar toda atividade que o CEiiA já tem neste setor, em particular no contexto do futuro AIR Center e na observação dos oceanos, bem como trazer novas oportunidades de desenvolvimento tecnológico".

LEIA AS NOTÍCIAS:


ESA Nos últimos 15 anos o Instituto de Microssatélites da Academia de Ciências Chinesa foi responsável pelo lançamento de perto de 40 satélites no âmbito de missões científicas Virgílio Azevedo Redator Principal Chama-se STARLab e é um laboratório conjunto de investigação e desenvolvimento tecnológico para o Espaço e para os oceanos que vai ser criado por Portugal e a China.

In Expresso Online- 06-11-2018



À margem da Web Summit, o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, revelou que Portugal e China vão trabalhar em conjunto com o objetivo de construir pequenos satélites. Este projeto, batizado com o nome STARLab, decorrerá nos próximos 5 anos e envolve um investimento público-privado do lado de Portugal.

In Pplware Online- 06-11-2018

Projecto terá um investimento de 50 milhões de euros nos primeiros cinco anos, metade deste dinheiro será assumido por Portugal com fundos públicos e privados.

In Público Online- 06-11-2018




O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, anunciou esta semana, à margem da Web Summit, a criação, no nosso país, por Portugal e pela China, de um laboratório de investigação e desenvolvimento tecnológico para o Espaço e para os Oceanos, denominado STARLab.

In Economia do Mar Online- 07-11-2018

Portugal e China criam Laboratório para estudo do Espaço e Oceanos STARLab, um laboratório orientado para as áreas do Espaço e dos Oceanos vai ser criado por Portugal e a China. A iniciativa foi hoje dada a conhecer pelo Ministro da Ciência e Ensino superior, e envolve cerca de 50 milhões de euros nos primeiros anos de atividade.

In TV Europa Online- 06-11-2018

bottom of page