O CEiiA, como representante para a área da mobilidade da plataforma mundial Breakthrough Innovation da United Nations Global Compact, será o palco da definição do roteiro e de um guia prático para melhorar o desempenho das organizações na área da sustentabilidade. Estes documentos serão apresentados em Setembro na UN Global Compact Leaders Summit 2018, em Nova Iorque, e passarão a funcionar como faróis para o sector privado na persecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável fixados pela ONU para 2030.

O encontro, que se realiza esta semana na sede do CEiiA em Matosinhos, irá juntar o restrito conselho consultivo da Breakthrough Innovation, com dez empresas a nível mundial entre as quais se destacam a Acceture, Daimler, Iberdrola, L’Oreal, Volans, entre outras. Trata-se de uma das iniciativas que formam a United Nation Global Compact, entidade que define a estratégia de sustentabilidade para as empresas e organizações privadas e que está a ser seguida sob dependência direta do Secretário-geral da ONU.
“O Roteiro e o Guia Prático que sairão deste encontro pretendem levar as entidades a incorporar a sustentabilidade nos seus processos organizacionais, desenvolvimento de produto e pesquisa”, explica Gualter Crisóstomo, Diretor de Sustentabilidade do CEiiA. “Somos uma referência nesta área, tendo o mobi.me – a nossa plataforma de mobilidade – sido considerada a primeira a medir as emissões de CO2 poupadas em tempo real. Neste momento, estamos a evoluir no sentido da valorização destas emissões poupadas, na linha do que é defendido pela ONU através do mercado de carbono”, acrescenta.
Recorde-se que o Global Compact das Nações Unidas convidou o CEiiA a integrar o grupo de dez entidades que compõem o Conselho Consultivo da Breakthrough Innovation, uma plataforma que tem como objetivo impulsionar novos modelos de negócio, conectando empresas tradicionais com empreendedores e inovadores de todo o mundo.
Única entidade da área da mobilidade a integrar o Conselho Consultivo, o CEiiA acompanha todas as atividades desenvolvidas para potenciar o diálogo entre os atores do mundo empresarial, aprender com as mentes mais inovadoras, discutir e refletir sobre as tecnologias mais disruptivas para a sustentabilidade, e explorar e delinear modelos de negócio de futuro, em rede, centrados nos serviços, na oferta on-demand, na colaboração e partilha.
“Nós desenvolvemos aqui produtos fantásticos, mas não foi só por isso que nos escolheram. Foi, também, pela forma como desenvolvemos esses produtos, desde a sua conceção até à sua operação, e a forma como eles são usados enquanto elementos integradores de comunidades”, acrescenta o responsável.
Durante o encontro, um dos projetos do CEiiA que estará em destaque será o projeto de valorização de emissões de CO2 poupadas na mobilidade. O CEiiA avançou recentemente com um piloto – os AYRCredits. Este projeto, para além de incentivar a adoção de comportamentos sustentáveis pelos cidadãos, cria um mercado de bens e serviços verdes em espaço urbano que se pretende que possa ganhar uma dimensão internacional. A acumulação de AYRCredits baseia-se em emissões de CO2 poupadas que advêm da adoção de comportamentos de mobilidade sustentáveis pelos cidadãos, sendo estes créditos de carbono trocados por bens e serviços.
O CEiiA, Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto, como representante para a área da mobilidade da plataforma mundial Breakout Innovation da United Nation Global Compact, será o palco da definição do roteiro e de um guia prático para melhorar o desempenho das organizações na área da sustentabilidade. Estes documentos serão apresentados em Setembro na UN Global Compact Leaders Summit 2018, em Nova Iorque, e passarão a funcionar como faróis para o sector privado na persecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável fixados pela ONU para 2030.
Leia as notícias
Guia prático para sustentabilidade das Nações Unidas com assinatura portuguesa
In Público Online- 23-05-2018
CEiiA cria espaço para partilha entre empresas
In Viva!Porto Online- 23-05-2018
Conferência sobre inovação disruptiva nas Startups
In TSF - Negócios em Português- 23-05-2018
Centro tecnológico do Porto cria espaço para partilha entre empresas do norte do país
In Diário de Notícias Online- 23-05-2018
Centro tecnológico do Porto cria espaço para partilha entre empresas do norte do país
In Jogo Online (O)- 23-05-2018
Centro tecnológico do Porto cria espaço para partilha entre empresas
In Notícias ao Minuto Online- 23-05-2018
Centro tecnológico do Porto cria espaço para partilha entre empresas do norte do país
In Sapo Online - Sapo 24 Online- 23-05-2018
Centro tecnológico do Porto cria espaço para partilha entre empresas do norte do país
In TSF Online- 23-05-2018
---
UNITED NATIONS GLOBAL COMPACT
Com mais de 13 mil empresas em mais de 160 países, o United Nations Global Compact é a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, constituindo um desafio para as empresas alinharem a sua estratégia e as suas operações com princípios universais em termos de direitos humanos, trabalho, ambiente e combate à corrupção. Para além de integrar a rede internacional, participando ativamente nos fóruns de discussão promovidos, o CEiiA faz parte da Global Compact Network Portugal, onde é responsável pela coordenação do grupo de trabalho do 10o Princípio (Combate à Corrupção).
O United Nations Global Compact é um órgão consultivo do Secretário-geral da ONU, tendo como chairman António Guterres.
OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DAS NAÇÕES UNIDAS
O CEiiA assumiu, em 2015, o seu compromisso para com a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS), em particular com as metas traçadas nas áreas da promoção da igualdade de género, cidades e comunidades sustentáveis, ação climática e construção de parcerias.
Em 2016, o CEiiA aderiu à plataforma portuguesa “Aliança para os ODS”, ficando com a responsabilidade de, através das iniciativas que promove, difundir a aliança e os ODS com particular foco nos objetivos 9.o, 11.º, 13.º e 17.º.
BREAKTHROUGH INNOVATION
O Global Compact das Nações Unidas convidou o CEiiA a integrar o grupo de dez entidades que compõem o Conselho Consultivo da Breakthrough Innovation, uma plataforma que tem como objetivo impulsionar novos modelos de negócio, conectando empresas tradicionais com empreendedores e inovadores de todo o mundo.