EMBRAER KC-390: 450.000 HORAS DE ENGENHARIA CEiiA

O KC-390 é o maior avião alguma vez produzido pela Embraer, o terceiro maior construtor aeronáutico do mundo. Este é também o maior projeto de desenvolvimento de uma aeronave em que a engenharia aeronáutica portuguesa esteve alguma vez envolvida. O CEiiA foi parceiro da Embraer desde a primeira hora.


A participação do CEiiA no projeto


O CEiiA tem sido um parceiro chave da Embraer em todo o processo de desenvolvimento do Embraer KC-390, uma aeronave que realizou o seu primeiro voo em Fevereiro de 2015 (ver vídeo AQUI) e que é apresentada pela primeira vez na Europa a 4 de Julho de 2016 nas instalações da OGMA, em Alverca.


Esta colaboração iniciou-se em 2012, quando uma equipa de 20 engenheiros do CEiiA se deslocou durante um ano para São José dos Campos, onde se situa a sede da Embraer, para participar na Joint Definition Phase, e terminará no final de 2016, quando forem entregues os resultados da última fase de testes.


A participação do CEiiA foca-se em duas estruturas primárias (o elevator e fuselagem central) e no sponson e inclui atividades como desenho e cálculo estrutural, redução de peso (tendo sido desenvolvidos os desenhos de mais de 3.000 peças), apoio à manufatura, produção de documentação e certificação do primeiro voo e ainda definição e execução de testes.


Alguns destes testes desenvolvidos em Matosinhos, de grande complexidade, têm por objetivo final permitir a certificação da aeronave pela ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil do Brasil. A equipa de testes aeronáuticos do CEiiA está diretamente envolvida neste processo de certificação.


Ao longo destes cinco anos de trabalho conjunto, o CEiiA investiu mais de 450.000 horas de engenharia e empregou 170 engenheiros de seis nacionalidades distintas.


Capacitação de equipas de engenharia e criação de um cluster


A colaboração com a Embraer permitiu criar e capacitar uma equipa de engenharia que pode atualmente participar no desenvolvimento de qualquer aeronave em qualquer parte do mundo. Pela primeira vez, foi possível projetar e acompanhar o fabrico de módulos para a indústria aeronáutica sem sair do país.


O CEiiA é hoje uma entidade de referência na indústria aeronáutica, sendo o maior empregador de engenheiros aeronáuticos e aeroespaciais do país.


O CEiiA teve ainda um papel importante na dinamização do cluster aeronáutico português, conseguindo alavancar a indústria portuguesa ao torná-la parte da cadeia de fornecimento desta aeronave.


P

CEiiA © 2020. All rights reserved.

Locations

Email

  • LinkedIn - White Circle
  • YouTube - White Circle

Youtube

LinkedIn