CEiiA PARTICIPA NA COP26, REFORÇANDO O SEU PAPEL EM SER UM ATOR ATIVO NA DESCARBONIZAÇÃO DAS CIDADES

03 novembro 2021


O CEiiA, Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto, vai estar na COP26, em Glasgow, ao participar em dois eventos da cimeira organizada pelas Nações Unidas sobre as alterações climáticas.


Catarina Selada, Head of Policy da unidade CoLAB Smart & Sustainable Living, vai participar enquanto oradora na conferência “Pricing Carbon to Support a Transition to Net Zero”, co-organizada pelo CEiiA, Banco Mundial, European Roundtable on Climate Change and Sustainable Transition, Internacional Trading Emissions Association. A sessão realiza-se esta quinta-feira, às 13h, no Pavilhão da União Europeia, e terá transmissão em direto no site da UE dedicada à COP26.


Além de Catarina Selada, o CEiiA também será representado por Pedro Gaspar, Head of Future Business Technology, num encontro promovido pela Google, onde irá apresentar o projeto AYR. O convite surgiu no seguimento de a Google.org ter selecionado, no início do ano, o CEiiA para integrar o seu programa “Impact Challenge on Climate”, ao reconhecer a excelência da plataforma de sustentabilidade AYR por recompensar as pessoas e as comunidades pela não emissão de CO2.


Participar na COP26 vai dar ao CEiiA a oportunidade de reforçar o seu compromisso em ser um ator ativo no combate às alterações climáticas, em concreto no maior desafio que o Planeta enfreta no que diz respeito à mobilidade – a descarbonização.


O CEiiA anunciou recentemente a criação de uma rede de sete municípios portugueses para antecipar a neutralidade carbónica, acelerando as metas definidas pela União Europeia nesta matéria de cidades como Matosinhos, Porto, Gaia, Braga, Guimarães, Vila Nova de Famalicão e Viana do Castelo. A par disso, o CEiiA está a promover, desde 2019, o desenvolvimento dos “mercados locais voluntários de carbono” em Portugal, com Matosinhos a ser a cidade piloto do projeto. Este será, aliás, um dos pontos que Catarina Selada irá apresentar na conferência “Pricing Carbon to Support a Transition to Net Zero”.