top of page

CEIIA APRESENTA AYRCREDITS EM FÓRUM EMPRESARIAL DAS NAÇÕES UNIDAS


O CEiiA apresenta, esta terça-feira, o projeto AYRCredits no âmbito do SDG Business Forum, o principal fórum empresarial associado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) protagonizados pela Organização das Nações Unidas, que tem lugar na Sede da ONU, em Nova Iorque.

O convite ao centro de engenharia partiu do Departamento de Assuntos Económicos e Sociais da ONU, da Câmara de Comércio Internacional e o Pacto Global das Nações Unidas e é o reconhecimento de um projeto que pretende incentivar a adoção de comportamentos sustentáveis pelos cidadãos, ao mesmo tempo que cria um mercado de bens e serviços verdes em espaço urbano que se pretende que possa ganhar uma dimensão internacional. A acumulação de AYRCredits baseia-se em emissões de CO2 poupadas que advêm da adoção de comportamentos de mobilidade sustentáveis pelos cidadãos, sendo estes créditos de carbono trocados por bens e serviços

“Será uma oportunidade única para, junto de representantes de governos, da sociedade civil e do setor privado de mais lato nível que se reúnem em Nova York, uma entidade portuguesa como CEiiA apresentar um projeto completamente disruptivo e alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, defende Gualter Crisóstomo, diretor de sustentabilidade do CEiiA.

O protótipo da carteira virtual de AYRCredits foi desenvolvido pelo CEiiA utilizando tecnologia blockchain, que permite a validação das transações efetuadas. O objetivo da criação deste conceito de créditos sobre emissões poupadas é o de, numa primeira fase, promover hábitos de mobilidade de baixo carbono benéficos para o ambiente, considerando que nos centros urbanos 40% das emissões de gases com efeito de estufa provêm de atividades associadas à mobilidade.

“Os AYRCredits são uma nova forma para transacionarmos, guardarmos ou valorizarmos créditos sobre emissões poupadas de CO2. Colocado de outra maneira, é uma forma de recompensarmos e incentivarmos comportamentos ambientalmente responsáveis. Por outro lado, estamos a criar as bases para o surgimento de um mercado de produtos verdes facilmente internacionalizável”, explica ainda o responsável.

O CEiiA, referência internacional na monitorização de mobilidade de baixo carbono, junta-se, agora, a parceiros que têm a sustentabilidade como um dos seus principais pilares de inovação para dar um contributo estratégico em linha com os objetivos do Acordo de Paris, assinado internacionalmente no âmbito da Convenção-Quadro das Nações Unidas (ONU) sobre Alterações Climáticas.

“Os AYRCredits reproduzirão, numa primeira fase, a lógica de funcionamento de uma carteira virtual (apresentada num formato de aplicação). O objetivo é que, num futuro próximo, poupanças de CO2 provenientes das mais diversas atividades possam ser transformadas na emissão de AYRCredits. Este será um primeiro passo para democratizarmos o acesso ao mercado de carbono, permitindo que a poupança de emissões de CO2 possa ser trocada por bens e serviços no quotidiano”, garante.

O que é o SDG Business Forum 2018

O SDG Business Forum é principal fórum empresarial associado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável terá lugar na Sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, no dia 17 de Julho de 2018.

Organizado pelo Departamento de assuntos Económicos e Sociais da ONU, pela Câmara de Comércio Internacional e pelo Pacto Global das Nações Unidas, este encontro pretende ser uma plataforma única de múltiplas partes (Estados e Setor Privado) interessadas para apoiar ações empresariais e parcerias para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Este Forum pretende também promover diálogos público-privados, catalisar novas parcerias e alianças e explorar soluções empresariais inovadoras para acelerar o desenvolvimento sustentável.

O Fórum Empresarial será realizado em complemento do Fórum Político de Alto Nível de 2018, da ONU, sob o tema: “Transformação para sociedades sustentáveis e resilientes”. Os Objetivos de Desenvolvimento Suntentável que estarão em análise são: Objetivo 6: Água Limpa e Saneamento; Objetivo 7: Energia Acessível e Limpa; Objetivo 11: Cidades e comunidades sustentáveis; Objetivo 12: Consumo Responsável e Produção; Objetivo 15: Vida na Terra; Objetivo 17: Parcerias para os objetivos.

Sobre o CEiiA e a sua ligação à ONU:

O CEiiA é um Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto que concebe, desenvolve e opera produtos e serviços nas indústrias de mobilidade, nomeadamente Automóvel e Mobilidade Urbana, Aeronáutica, Mar e Espaço, com presença em vários países da Europa e da América Latina.

O CEiiA é um dos dez (10) maiores investidores de I&D em Portugal. É atualmente uma referência internacional na área da mobilidade sustentável e reconhecido no mundo aeronáutico pelas suas competências em engenheira e de engenharizar a criatividade

Neste percurso de sucesso, a sustentabilidade organizacional sempre esteve presente, nomeadamente na dimensão ambiental, económica e social. É a nossa forma de estar e de realizar projetos que nos tem diferenciado nos vários mercados internacionais e que sido uma referência para as Nações Unidas. Vejamos:

  • 2014 – COP 20 Lima (Perú) – A ONU considera a Plataforma mobi.me uma referência na quantificação, em tempo real, da pegada ecológica associada à mobilidade;

  • 2015 – COP 21 Paris (França) – A ONU reafirma a importância da plataforma mobi.me para a quantificação em tempo real da pegada ecológica associada à mobilidade;

  • 2016 – Making Goals Global Business – O United Nations Global Compact considera o CEiiA uma referência na área da indução de inovação, associada com os Obetivos de Desenvolvimento Sustentável;

  • 2017 - Breakthrough Innovation Plataform para os ODS – O United Nations Global Compact convida o CEiiA a ser uma das 10 empresas do Conselho Consultivo da Breakthrough Innovation Plataform que tem por objetivo desenvolver novos modelos de negócio disruptivos associados a tecnologias como Biga data, IoT, blockchain

  • 2018 - O Roteiro e o Guia Prático de sustentabilidade para as empresas – O United Nations Global Compact convidou o CEiiA a ser uma das 15 empresas mundiais a definer um roteiro e um guia prático de sustentabilidade para as empresas com carácter inovador. O objective deste roteiro/guia prático é induzir os ODS ao longo do processo de desenvolvimento de produtos e serviços. A primeira reunião destas empresas a nível mundial decorreu no CEiiA, no mês de Maio do presente ano;

  • 2018 – Orador no SDG Business Forum – O Departamento de Assuntos Económicos e Sociais da ONU, a Câmara de Comércio Internacional e o Pacto Global das Nações Unidas convidaram o CEiiA para apresentar o AYRCREDITS. Este projeto, para além de incentivar a adoção de comportamentos sustentáveis pelos cidadãos, cria um mercado de bens e serviços verdes em espaço urbano que se pretende que possa ganhar uma dimensão internacional. A acumulação de AYRCredits baseia-se em emissões de CO2 poupadas que advêm da adoção de comportamentos de mobilidade sustentáveis pelos cidadãos, sendo estes créditos de carbono trocados por bens e serviços. (https://www.sdgbusinessforum.org)

bottom of page