DTX é o mais recente laboratório colaborativo em transformação digital em Portugal e conta com a participação do CEiiA na qualidade de associado.
Oficialmente lançado em Guimarães, o DTx, que tem o estatuto jurídico de associação sem fins lucrativos, tem por objeto a investigação aplicada em diferentes áreas associadas à transformação digital incentivando a cooperação entre unidades de I&D, instituições de ensino superior e do setor produtivo em novos contextos colaborativos e de partilha de risco, potenciadores da criação de valor e de emprego científico qualificado.
São membros associados do DTx as Universidades do Minho, Évora e Católica, o INL e o CEiiA, bem como as empresas Accenture, Bosch Car Multimedia, IKEA Industry, Cachapuz-Bilanciai, Celoplás, e-bankit, Neadvance, NOS, Primavera, Simoldes Plásticos, TMG Automotive e WEDO Technologies. São membros afiliados os centros de inovação CCG e PIEP. A empresa Embraer Portugal também integrará, brevemente, esta nova associação.
O Colab DTx tem sede em Guimarães, onde também terá laboratórios, tal como em Braga, Matosinhos e Évora. Para além do financiamento dos seus associados, conta com o apoio de 7,5 milhões de Euros, garantido pela FCT no âmbito do Programa de Criação de Laboratórios Colaborativos.
O projeto e o desenvolvimento de produtos-sistema ciber-físicos, bem como de sistemas evolutivos integrando, por exemplo, materiais inteligentes, tecnologias de fabrico digital e soluções baseadas em inteligência artificial, serão o alvo deste Colab no âmbito de uma forte colaboração entre entidades do sistema científico e do tecido económico-produtivo, com parceiros internacionais de referência, como por exemplo, o MIT.