ENGENHARIA DO CEIIA CHEGA A HOLLYWOOD

O Buddy, um carro eléctrico com engenharia e design do CEiiA, é protagonista em Downsizing, filme com Matt Damon como ator principal que chegou aos cinemas portugueses em Fevereiro de 2018.

 

 

 

 

O CEiiA foi responsável pelo redesenho, desenvolvimento, construção de protótipo e pré-séries do Buddy, num projeto para o mercado norueguês que representou 30 mil horas de engenharia nacional. Os últimos números apontam para que mais de duas mil unidades destes veículos circulem, hoje em dia, pelas estradas da Noruega. Este citadino eléctrico de três lugares, resenhado em 2008 pelos engenheiros portugueses, foi a escolha do realizador Alexander Payne para representar o carro de um mundo futurista e com problemas de sustentabilidade no seu mais recente filme.

 

“O Buddy foi escolhido por Hollywood como o carro de um mundo futurista preocupado com os limitados recursos de um Planeta sobrepovoado. Recuando quase dez anos, o projeto Buddy representou para a engenharia portuguesa a entrada no mercado da mobilidade eléctrica e sustentável, colocando Portugal na linha da frente desta tecnologia”, refere Helena Silva, CTO do CEiiA. 

 

Trabalharam 23 engenheiros do CEiiA no projeto do Buddy, tendo sido criada uma cadeia de valor para indústria nacional. Oito empresas e integradores do sector automóvel foram envolvidos na construção da primeira série de 100 veículos que foram exportados para o mercado norueguês.

 

“O Buddy foi desenhado para incorporar o conceito de sustentabilidade, algo que nos permitisse ir de A para B com zero emissões de CO2 e baixo custo e que diminuísse o espaço ocupado em estacionamento e em deslocações pelos veículos”, acrescenta a responsável, “este conceito foi, nos dias de hoje, considerado pelo cinema futurista. Á época, podemos dizer que foi visionário”.

 

Nas estradas norueguesas, o Buddy circula como marca da engenharia nacional, tendo o redesenho das jantes feito pelo CEiiA sido insperado na Cruz de Cristo, símbolo intrínseco de Portugal, usado, por exemplo, nas velas das naus do tempo dos Descobrimentos.

 

 

Leia as notícias...

 

Este carro português tem a cruz de Cristo e Matt Damon ao volante

Chama-se Buddy, tem a cruz de Cristo nas jantes e foi desenhado em Portugal, em 2009. Agora, o carro elétrico criado pelo CEiiA está nas mãos de Matt Damon, no filme "Pequena Grande Vida".

In Observador Online- 23-02-2018

 

Carro português é estrela de Hollywood

O veículo elétrico desenvolvido em Portugal chegou a Hollywood. O Buddy é um carro amigo do ambiente e o meio de transporte utilizado no filme "Pequena Grande Vida", que estreia amanhã nos cinemas portugueses.

In Porto Canal - Jornal Diário- 21-02-2018

 

Buddy, o carro à portuguesa conduzido por Matt Damon, vai estar em Lisboa

Com design totalmente português, o automóvel elétrico vai estar em exposição Vai estar em exposição no Amoreiras Shopping Center, em Lisboa, o carro conduzido por Matt Damon no filme "Pequena Grande Vida", que chega às salas de cinema portuguesas esta quinta-feira, 22 de fevereiro.

In NiT New in Town Online- 21-02-2018

 

Please reload

CEiiA © 2020. All rights reserved.

Locations

Email

  • LinkedIn - White Circle
  • YouTube - White Circle

Youtube

LinkedIn