top of page

AYR CREDIT: COMPRAR UM CAFÉ COM EMISSÕES DE CO2 POUPADAS EM ATIVIDADES DO DIA-A-DIA

Comprar um café com emissões de CO2 poupadas em atividades do dia-a-dia será uma possibilidade a muito breve trecho. O CEIIA e algumas das principais marcas da mobilidade e de consumo estão a desenvolver um protótipo de uma carteira virtual de créditos verdes baseada em emissões de CO2 poupadas. O protótipo da carteira virtual de AYR Credit foi desenvolvido utilizando tecnologia blockchain, que permite a validação das transações efetuadas.

O objetivo da criação deste conceito de créditos sobre emissões poupadas - “AYR Credit” - é o de, numa primeira fase, promover hábitos de mobilidade de baixo carbono benéficos para o ambiente, considerando que nos centros urbanos 40% das emissões de gases com efeito de estufa provêm de atividades associadas à mobilidade.

O CEiiA, referência internacional na monitorização de mobilidade de baixo carbono, junta-se, agora, a parceiros que têm a sustentabilidade como um dos seus principais pilares de inovação para dar um contributo estratégico em linha com os objetivos do Acordo de Paris, assinado internacionalmente no âmbito da Convenção-Quadro das Nações Unidas (ONU) sobre Alterações Climáticas.

Os AYR Credits reproduzirão, numa primeira fase, a lógica de funcionamento de uma carteira virtual (apresentada num formato de aplicação). O objetivo é que, num futuro próximo, poupanças de CO2 provenientes das mais diversas atividades possam ser transformadas na emissão de AYR Credits. Este será um primeiro passo para colocar efetivamente um preço no carbono, permitindo que a poupança de emissões de CO2 possa ser trocada por bens e serviços.

Pretende-se que a operação piloto associada a este novo modelo de valorização de emissões poupadas de CO2 seja, simbolicamente, assinalada de forma inédita pela troca destes por um café (green coffee). Pela primeira vez, emissões de CO2 reverterão na aquisição de um bem quotidiano – um café.

O crescimento dos AYR Credits estará dependente da rede de parceiros. Até ao momento, a plataforma mobi.me do CEiiA tem mais de 400 mil utilizadores em 70 cidades em todo o mundo e agrega alguns dos principais players mundiais de mobilidade, mas também referências internacionais na área da sustentabilidade como a ONU e ITAIPU, o maior produtor mundial de energia renovável do planeta. Através da nossa plataforma de mobilidade já foi contabilizada a poupança de mais de 2800 toneladas de CO2, o que nos permite arrancar com um piloto que valorize poupanças ambientais e as torne efetivamente transacionáveis.

Transação

O CEiiA desenvolveu uma carteira virtual de AYR Credit, baseada em emissões de CO2 poupadas. Num primeiro momento, estes créditos de carbono advêm de atividades de mobilidade que representaram poupanças efetivas de emissões de CO2.

A carteira de AYR Credit - uma aplicação no telemóvel – armazena os créditos de carbono acumulados individualmente por cada utilizador.

Através de transações simples, como leituras de QrCode, esses créditos serão subtraídos na aquisição de produtos ou serviços. A carteira de créditos de carbono regista a operação, ficando o utilizador com os históricos das transações efetuadas.

bottom of page