top of page

CEIIA INTEGRA GRUPO REGIONAL DE STAKEHOLDERS EM PROJETO EUROPEU NA ÁREA DAS NANOTECNOLOGIAS E NOVOS

O CEiiA participou na terceira reunião do grupo regional de stakeholders do projeto NMP-REG - Delivering Nanotechnologies, advanced Materials and Production to REGional manufacturing, realizada no passado dia 19 de setembro, na sede da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N). O encontro contou com a presença de diversas entidades do sistema científico e tecnológico da Região Norte, entidades gestoras de pólos de competitividade e clusters e entidades públicas.

O projecto NMP-REG agrupa parceiros motivados em melhorar as políticas regionais de inovação nas nanotecnologias e os novos materiais (NMP) para a indústria transformadora. O objetivo principal é tornar este domínio prioritário, para um melhor enquadramento nas políticas públicas de cada região parceira, assegurando o respetivo financiamento do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.


Para além da CCDR-N, ao nível nacional, o consórcio integra o Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), aos quais se juntam representantes de quatro regiões europeias (Renânia do Norte-Vestefália, Alemanha; Flandres, Bélgica; Toscana, Itália; e Bucareste-Ilfov, Roménia).


Esta reunião, dinamizada pelos parceiros portugueses, teve como principal foco a identificação de potenciais melhorias dos instrumentos de política pública com intervenção no domínio das nanotecnologias, materiais avançados e novos processos de produção. Na reunião foi ainda apresentado o trabalho já desenvolvido no contexto deste projeto, nomeadamente, ao nível da identificação de boas práticas de apoio à adoção destas tecnologias facilitadoras essenciais pela indústria transformadora.

Para mais informação acerca deste projeto, apoiado pelo Programa de Cooperação Territorial Interreg Europe, clique AQUI.

bottom of page