SUMMER CONNECTION PROGRAM: DO SONHO AO PROTÓTIPO DO FUTURO

Durante este verão, 10 jovens estudantes de 6 universidades formaram uma equipa para responder ao desafio de desenvolver o microcarro do futuro lançado pela unidade de engenharia de produto do CEiiA. Este foi um dos desafios do Summer Connection Program 2017 promovido pela Academia CEiiA.

 

 

“O meu amor deste Verão chama-se CATIA”, afirma com um sorriso Henrique Oliveira, quando questionado sobre a experiência de estágio no CEiiA que lhe ocupou o período de férias. Refere-se ao software de modelação que a breve estadia no CEiiA lhe permitiu ter acesso e adquirir alguns conhecimentos. E pelos vistos, foi amor à primeira vista. Estudante de Engenharia Mecânica do Instituto Superior de Engenharia do Porto, o Henrique faz parte da equipa de 10 alunos de 6 universidades que, durante os últimos dois meses, esteve empenhada na conceção e desenvolvimento de um microcarro.

 

“O primeiro desafio que lhes foi lançado foi que sonhassem. Apresentámos um design concept para um microcarro e pedimos-lhes que idealizassem um conceito de um produto/serviço com base nesse design”, refere José Silva, responsável pela unidade de engenharia de produto de mobilidade. Para este mentor “o principal objetivo foi dar a estes jovens, futuros engenheiros e designers, as ferramentas, o espaço e o apoio necessário para engenharizarem a sua criatividade”.

 

O trabalho desta equipa teve como objetivo o desenvolvimento de um microcarro, tendo por base uma perspetiva abrangente de todo o processo do desenvolvimento de produto. Por isso mesmo, criou-se um ambiente de interação diária entre designers e engenheiros para promoção do trabalho de forma colaborativa em torno de um objetivo comum, usando capacidades técnicas com vista à resolução de problemas específicos associados ao projeto.

 

 

 

Já na reta final do projeto, o balanço dos jovens é muito positivo. Para Tiago Montalvão, estudante de Design Gráfico e Produto da Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa, “o trabalho em equipa foi fundamental para alcançar os objetivos que nos tinham sido propostos”. E Ana Raposo está de acordo com a importância da dinâmica de grupo que conseguiram criar. Para a estudante de Engenharia Aeroespacial do Instituto Superior Técnico “foi muito importante aprender a criticar e a ouvir as críticas dos outros, com respeito e sentido de missão comum”.

 

Entre desenhos e cabos, alguns estudantes continuam a trabalhar em pequenos detalhes do protótipo. No entanto, não parecem haver dúvidas quanto ao sucesso deste desafio, que juntou os nossos engenheiros e designers aos talentos do futuro na busca de soluções inovadoras para a mobilidade do amanhã.

 

 

Equipa envolvida no desenvolvimento e conceção do microcarro:

Ana Raposo - Eng. Aeroespacial, Instituto Superior Técnico

Diogo Lopes, Eng. Mecânica, Universidade do Minho

Diogo Costa Nascimento, Eng. Mecânica, Instituto Superior Técnico

Gustavo Ribeiro, Eng. Aeronáutica, Universidade da Beira Interior

Henrique Oliveira, Eng. Mecânica, Instituto Superior de Engenharia do Porto

Joana Coelho. Eng. Mecânica, Universidade do Minho

Luís Filipe Bernardo, Eng. Aeroespacial, Instituto Superior Técnico

Nuno Calejo Alves, Eng. Aeroespacial, Instituto Superior Técnico

Pedro Reguenga, Curso Profissional de Desenho Técnico, CENFIM

Tiago Montalvão, Design Gráfico e Produto, Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa

Tiago Valentim, Eng. Aeroespacial, Instituto Superior Técnico

Please reload

CEiiA © 2020. All rights reserved.

Locations

Email

  • LinkedIn - White Circle
  • YouTube - White Circle

Youtube

LinkedIn