SUMMER CONNECTION PROGRAM: CONECTAR PESSOAS EM TORNO DE DESAFIOS DE ENGENHARIA

O Summer Connection Program é o programa de estágios de verão da Academia do CEiiA que tem como objetivo identificar e desenvolver novos talentos de engenheira em torno de desafios que cruzam as várias áreas de engenharia do CEiiA.


Os desafios são resolvidos através do desenvolvimento de projetos em ambiente imersivo nas equipas de engenharia do CEiiA, proporcionando aos jovens uma experiência em todas as fases do processo de desenvolvimento de novos produtos, desde a ideia até ao protótipo e teste. Ao longo desenvolvimento do projeto, são induzidas novas formas de abordagem aos problemas, experimentadas metodologias e práticas de engenharia, tecnologias de produção e teste, bem como provas de conceito com potenciais utilizadores.

Para o Diretor da Academia do CEiiA, Rui Dias, o resultado não poderia ser melhor. “O Summer Connection Porgram significa conectar pessoas em torno de desafios de engenharia. Temos excelentes engenheiros no CEiiA e nas nossas universidades. Quando os juntamos o resultado é surpreendente. O balanço desta primeira edição não poderia ser melhor. Participaram 45 estudantes de 7 universidades portuguesas e 2 internacionais (MIT e Southampton University) de várias engenharias (desde aeronáutica, aeroespacial, mecânica, gestão industrial, eletrónica, informática, entre outras). Os estudantes resolveram 8 desafios que cruzam várias áreas de engenharia do CEiiA, ultrapassando largamente as nossas expetativas”.


Equipa envolvida no desenvolvimento da solução de prevenção e de rescaldo de incêndios

Carolina Cameirinha (Eng. e Gestão Industrial do IST); Francisca Fonseca (Eng. Aeroespacial do IST); Henrique Almeida (Eng. Aeronáutica da UBI); Juliana Alves (Eng. Aeroespacial do IST); Oleh Tkachuk (Eng. Aeroespacial do IST); Paulo Machado (Eng. Mecânica do IST); Pedro Afonso (Eng. Aeroespacial do IST); Pedro Barros (Eng. Aeronáutica da UBI); Rui Afonso (Eng. Aeroespacial do IST) e Tiago Ribeiro (Eng. Aeroespacial do IST).



Paulo Machado, estudante de Engenharia mecânica do IST, afirma que “ver o nosso projeto ganhar asas e a ser reconhecido pelo CEiiA num tema que vai fazer diferença na sociedade é algo que nos deixa bastante orgulhosos.”

O Paulo Machado pertence a uma equipa de 10 estudantes da UBI e do IST que desenvolveram uma solução de deteção automática de focos de incêndio baseada em aeronaves autónomas (drones). Durante o desenvolvimento do projeto, a equipa contactou várias entidades que mostraram um grande interesse na utilização desta solução, tanto na fase de prevenção como na de rescaldo de incêndios.

Segundo esta equipa, foi uma experiência muito gratificante ao abordar um desafio muito real que teve a ver com um problema que devastou o nosso país durante este verão. “O saldo deste Verão foi um país em cinzas, como nunca antes visto. Foi importante para nós contribuir para resolver este problema através de um sistema que irá ajudar todas as entidades que participam no combate e prevenção de incêndios.”



Parabéns a todos e obrigado por pensarem e construírem o futuro connosco!




CEiiA © 2020. All rights reserved.

Locations

Email

  • LinkedIn - White Circle
  • YouTube - White Circle

Youtube

LinkedIn